quinta-feira, 7 de julho de 2011

Cha-No-Yu [茶の湯]


Falaremos hoje de Chanoyu [茶の湯ou cerimônia do Chá, é conhecida por seus mistérios que escondem tal cultura japonesa. O chanoyu ou Chado (pronuncia-se sadō) é uma tradição de quase quinhentos anos, e é o caminho no qual o Chado (literalmente, “o caminho do chá”, ou o caminho espiritual do chanoyu) se manifesta. Para o povo japonês é uma disciplina mental para conseguir chegar ao wabi (estado mental na qual a pessoa é calma e feliz, com profunda simplicidade).

O chanoyu foi introduzido no Japão por monges budistas da China, que, segundo eles o costume já existia há séculos. A prática começou em homenagem ao Bodhidharma, fundador do Budismo Zen, que deixou a índia para a china. A lenda diz que após um período de quase dez anos de meditação, Bodhidharma, vencido pelo sono arrancou as pálpebras com raivas, e, no mesmo instante, arbustos de chá brotaram no local. No entanto para os Samurais traçar o ritual de partilha de uma xícara de chá, que por sua fama de ter fortes laços familiares era de confirmar os fortes laços da família por conta da partilha do chá.

Seja qual for a origem o chanoyu ocupa hoje uma posição de destaque na sociedade japonesas, não importando qual seja ela.  Cada uma das formas de cultura japonesa tem sua certa forma de estudo, sendo as flores, as pinturas, as lutas, entre outras várias formas que provavelmente eu não terminaria hoje de citá-las.

 Chanoyu é o meio pelo qual os princípios do caminho do chá são manifestados, sendo uma forma de expressar o Budismo Zen, e suas formalidades aplicadas diariamente nos mosteiros. 


Os encontros feitos com base no Chanoyu são chamados de Chakai (茶会), na forma simples no qual são servidos doces tradicionais e talvez o tenshin (aperitivo). Com toda a formalidade do Chanoyu os encontros são chamados de Chaji onde se inclui uma refeição formal e Koicha (Chá forte), um chaji completo pode durar cerca de quatro horas.

Para participar do chanoyu é necessário ter uma ampla noção da cultura japonesa e como portar-se na frente de japoneses, tornando isso um empecilho para os estrangeiros. È necessário no Chaji ter o cultivo do chá, vestimentas japonesas que seria nada mais nada menos que o Kimono, caligrafia, arranjo de flores, etiqueta, incensos. Fora os procedimentos que seriam formais. Mesmo participando como convidado em um Chaji é necessário saber gestos, frases, e como portar-se na frente dos outros ali presentes, até mesmo em se servir o estudo é aplicado.

Os princípios do chanoyu:

Jyaku  (Tranqüilidade)
Sei (Pureza)
Kei  (Harmonia)
Wa (Respeito)

Kiss Kiss Kokoro

Fonte: Lovesick Dreams

Posted by Queel @ 16:50

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

Meu Perfil

Nome: Raquel
Apelido: QueeL
Idade: 12
Cidade: São Paulo
MSN: queel.s2@hotmail.com

Parceiros

. Blog da QueeL
. Kawaii!
. Empadinha Frita

Link-me


Last Posts

. Visual e Light Novels
. Bihaku
. Decora Kei
. Enakei
. Tamagochi
. Miyako Baby e Cabelo
. Estúdio de design japonês cria jóias customizáveis
. Pullip's, as bonecas perfeitas
. Doces e Cupcakes

Credits

[ Layout ]
VICKYS.com.br
VICKYS.com.br
Ibis Korea ®